quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Espetáculo de Boneco do RJ se apresenta nesta quinta-feira no Teatrão

Flash-blacks, preto e branco, crime, assassinato, trama policial, ângulos não-convencionais, atmosfera de desilusão - não, você vai assistir a um filme. As características acima compõem o espetáculo de bonecos “Filme Noir”, da Cia. Pequod (RJ), dirigido e escrito por Miguel Vellinho, que se apresenta nesta quinta-feira, 12 de novembro, às 20 horas, no Teatro Plácido de Castro, através do Palco Giratório, um projeto realizado pelo Sesc.


A trama começa quando a cantora de um clube de jazz decadente, Veronika De Vitta, suspeita que é seguida por toda a parte e resolve procurar ajuda profissional para resolver o caso. Porém, o detetive contratado se apaixona por ela e começa a se sentir perseguido também. Veronika é suspeita de ter assassinado seu antigo patrão e ex-amante, o dono do clube onde trabalhava. O clima é tenso e de desilusão, mas no fim tudo fará sentido.

O espetáculo se inspirou em um estilo clássico do cinema americano a partir dos anos 40, o Noir, trazendo geralmente tramas policiais que procuram retratar seus personagens num mundo cínico e antipático. Os filmes Noir tendem a utilizar sombras dramáticas, alto-contraste, película preto-e-branco e trazem no roteiro personagens conhecidos, como: policiais corruptos, mulheres sensuais e bodes expiatórios.
“Aos poucos, vimos que o que a companhia estava realizando era cinema em cima do teatro, tanto pela movimentação no palco quanto pelos recortes das cenas. Foi então que constatamos a entrada da linguagem cinematográfica em nosso universo”, obsevar o diretor Miguel Vellinho sobre o resultado das pesquisas feitas pelo grupo.




Um comentário:

  1. No se reciben trabajos individuales, la única excepción es que un
    solo estudiante haya hecho los aportes al foro, de lo contrario el
    trabajo debe ser enviado por los estudiantes que participen de la
    actividad.

    ResponderExcluir