segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mapinguari Blues abre agenda do Acústico Em Som Maior



A banda se apresenta todas as terças de julho, a partir do dia 13, no Teatro Hélio Melo, abrindo a agenda de apresentações do projeto Acústico Em Som Maior


Desde de 1996, a banda vem misturando sons e ritmos que vão desde o rock, blues e reggae até indígenas e afro-descendentes. Já fez apresentações em vários estados do Brasil. Tudo isso carregando o nome de uma das mais instigantes personagens do imaginário amazônico. É a banda Mapinguari Blues, que abre o calendário do projeto Acústico Em Som Maior, com o show Purus Blues. Todas as terças-feira deste mês, a partir do dia 13, às 20 horas, o grupo formado por Ronnie Blues, Charles Sampaio, Paulo Nobre e Gregory Santiago preenche o palco do Teatro Hélio Melo com composições próprias e de outros artistas locais, como o saudoso Pia Vila.

Esse ano, os músicos passam por uma nova fase de ritmos e estilos. Nas atuais composições, xaxado, afoxé, soul e fusion se misturam com o blues e o reggae sem perder a eterna pitada de rock n'roll essencial nas suas composições. “Agora estamos com uma formação em uma etapa de concretização de idéias, amadurecimento e melhor entrosamento”, conta o vocalista Ronnie Blues.

A nova fase não muda o propósito do grupo de fazer música que trabalhe as temáticas do cotidiano valorizando as tradições do serigueiro, caboclo e ribeirinho. No show que estréia esta terça-feira, o repertório é formado por 14 músicas. Algumas já são sucesso de público como Borboletas, Viagem – compostas por Ronnie Blues – e Flora Sonora de Beto Brasiliense.

Os caras já classificaram músicas no Festival Acreano de Música Popular (FAMP) e já fizeram turnê pelo Rio Janeiro, levando o som que valoriza as tradições do povo da floresta para cidades como Macaé, Parati e Búzios. Em 2009, gravaram o primeiro DVD na Usina de Arte.

O Mapinguari Blues é a primeira banda a se apresentar na agenda do Acústico Em Som Maior desse ano. O projeto ainda garante a apresentação de mais seis shows com artistas locais em Rio Branco. Em agosto é a vez do show Acre Querido com Dannah e os Nobres. Nessa edição, nos municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá também foram selecionados shows que cumprem agenda partir de agosto. Ao todo, 17 grupos musicais do estado foram contemplado com o projeto. O Acústico Em Som Maior é uma realização do Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour.


Quando: 13, 20 E 27 de Julho
Hora: 20 horas
Onde: Theatro Hélio Melo
Ingressos: R$ 5,00 (inteira) E R$ 2,00 (promocional)